Quantas estrelas têm na bandeira do Brasil

Quantasestrelas-tem-na-bandeira-do-Brasil-2Muitas pessoas se perguntam quantas estrelas têm na bandeira do Brasil ou qual é seu verdadeiro significado,a bandeira foi criada no dia 19 de novembro de 1889, e possui exatamente 27 estrelas, sendo que 26 representam os estados brasileiros e uma estrela representa o Distrito Federal. A esfera azul no qual as estrelas estão inseridas diz respeito ao céu do Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil na época logo após a proclamação da República.
As posições precisas das 27 estrelas no globo fazem da bandeira brasileira uma das mais complicadas de reproduzir, afinal, assim como no céu, cada estrela possui uma localização particular na bandeira. Quando foi criada, em substituição à primeira bandeira republicana, ficou decidido que cada estado seria representado por uma estrela de acordo com a localização no território brasileiro e a localização da estrela no ceú.

Sendo assim, os estados da região central do Brasil, dentre eles Minas Gerais, estão representados por estrelas do Cruzeiro do Sul. E os estados da região Centro-Oeste, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ficam dispostos na bandeira na constelação Cão Maior.

Ao contrário do que muita gente pensa ao olhar para a bandeira, a estrela Alfa da Virgem (também conhecida como Spica), que aparece sozinha sobre a faixa “Ordem e Progresso“, não representa o Distrito Federal. Como essa estrela se encontra no céu ao extremo norte, optou-se por escolher o estado do Pará como representação.Significado das estrelas da bandeira do brasil

O Distrito Federal é representado pela Sigma do Octante, a menos brilhante de todas as estrelas da nossa bandeira. Sua visualização quase não é perceptível ao olho nu. No entanto, foi escolhida para representar o Distrito Federal por estar bem próxima ao pólo sul celeste, dessa forma, durante uma noite, todas as estrelas giram em torno dela.

Com o passar do tempo, novos estados foram sendo criados e outros extintos. Daí veio a polêmica e a dúvida se as estrelas da bandeira deveriam ser alteradas ou não. Apenas em 1992 (mais de cem anos depois da bandeira atual ter sido criada), uma lei estabeleceu que sempre que houver qualquer alteração nos Estados do Brasil, a bandeira deverá ser atualizada. Novos Estados serão representados por novas estrelas, bem como os Estados extintos terão suas estrelas retiradas.

Disposição polêmica

A disposição das estrelas na bandeira corresponde ao aspecto do céu na então capital Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889. Isso gerou muita discussão, pois as pessoas não viam o céu como o que aparecia na bandeira, uma vez que as estrelas aparecem invertidas (ou espelhadas).

De acordo com a lei no. 5.700, de 1 de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais, as estrelas da bandeira brasileira devem ser consideradas como vistas por um observador “situado fora da esfera celeste”. Vale ressaltar que a disposição das estrelas é a mesma em ambas as faces da bandeira, sendo vedado fazer uma face como avesso da outra.

O que pouca gente sabe é que no início das noites de junho, é possível ver as estrelas dispostas da mesma maneira que estão na bandeira. Dia após dia, durante o ano, essa mesma disposição se repete no céu quatro minutos mais cedo.

Símbolo nacional

A primeira bandeira republicana era muito parecida com a dos Estados Unidos, só que tinha listras verdes e amarelas ao contrário das vermelhas e brancas. Como os militares da época não queriam que o povo ligasse o governo norte-americano ao brasileiro, ela foi substituída pela bandeira atual. Esse dia ficou conhecido nacionalmente como Dia da Bandeira.Quantas-estrelas-tem-na-bandeira-do-Brasil-3

Então o círculo azul com 27 estrelas brancas de cinco pontas substituiu o brasão de armas do Império. Na época ficou definido que as estrelas teriam cinco dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. O decreto emitido em 19 de novembro de 1889, legalmente substituiu a bandeira usada sob a monarquia constitucional com a nova bandeira nacional.Quantasestrelas-tem-na-bandeira-do-Brasil-1

O conceito da bandeira brasileira foi criado pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, que contou também com a participação do Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis e quem realizou a confecção do desenho foi o pintor Décio Villares.

Atualmente a bandeira é um dos símbolos nacionais brasileiros, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.

Quantas estrelas têm na bandeira do Brasil
4.67 (93.33%) 12 votes
Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário