Skip to content

Símbolos Nacionais

símbolos nacionais

Você sabe quais são os quatro símbolos nacionais do Brasil?

Cada país tem seus próprios símbolos nacionais, sendo que eles são muito importantes para a representação dos mesmos. Há os símbolos oficiais, como uma bandeira nacional, um brasão de armas, as cores nacionais, animais, plantas, flores e um hino. Mas também há os símbolos nacionais não oficiais, como pratos nacionais, danças folclóricas, músicas folclóricas, brincadeiras, monumentos e outros.
Os símbolos nacionais brasileiros são: a bandeira do Brasil, o brasão de armas, o hino nacional e o selo nacional. O Dia dos Símbolos Nacionais é comemorado em 18 de setembro.

Confira 4 os símbolos nacionais oficiais do Brasil:

1. Bandeira Nacional

A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, em 19 de novembro de 1889. Porém ela sofreu alterações na quantidade de estrelas do círculo azul. O que ocorre é que as estrelas da bandeira do Brasil representam as unidades federativas (Distrito Federal e os estados brasileiros). Em 1889, eram 21 unidades federativas e hoje são 27. A bandeira foi modificada conforme a quantidade de estados aumentava.

Imagens da bandeira do Brasil

2. Armas Nacionais

As armas nacionais (ou brasão de armas do Brasil) foram instituídas no mesmo dia que a bandeira nacional, 19 de novembro de 1889. O brasão aparece na Faixa Presidencial. O presidente utiliza a faixa com o brasão de armas brasileiro em sua posse e em outras ocasiões, como viagens internacionais. Também é utilizado em outros locais, como no Palácio do Planalto e nas prefeituras e câmaras municipais.

Brasao de armas do brasil

3. Hino Nacional

O Hino Nacional é bastante importante para o Brasil. A música foi feita por Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865) e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927). Ele é tocado em diversas ocasiões, como em eventos oficiais do governo, por exemplo. Também é cantado por alunos do ensino fundamental.

Hino do Brasil

4.  Selo Nacional

O selo nacional é bastante parecido com a bandeira do Brasil. Em seu centro há um círculo com estrelas e uma faixa escrito “Ordem e Progresso”. Em sua volta está escrito “República Federativa do Brasil”. Ele é utilizado na autenticação de atos do governo, documentos oficiais, certificados e diplomas emitidos por instituições de ensino oficiais ou reconhecidas.

selo nacional brasileiro

 

Veja também: