Símbolos Nacionais

símbolos nacionais

Você sabe quais são os quatro símbolos nacionais do Brasil?

Cada país tem seus próprios símbolos nacionais, sendo que eles são muito importantes para a representação dos mesmos. Há os símbolos oficiais, como uma bandeira nacional, um brasão de armas, as cores nacionais, animais, plantas, flores e um hino. Mas também há os símbolos nacionais não oficiais, como pratos nacionais, danças folclóricas, músicas folclóricas, brincadeiras, monumentos e outros.
Os símbolos nacionais brasileiros são: a bandeira do Brasil, o brasão de armas, o hino nacional e o selo nacional. O Dia dos Símbolos Nacionais é comemorado em 18 de setembro.

Confira 4 os símbolos nacionais oficiais do Brasil:

1. Bandeira Nacional

A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, em 19 de novembro de 1889. Porém ela sofreu alterações na quantidade de estrelas do círculo azul. O que ocorre é que as estrelas da bandeira do Brasil representam as unidades federativas (Distrito Federal e os estados brasileiros). Em 1889, eram 21 unidades federativas e hoje são 27. A bandeira foi modificada conforme a quantidade de estados aumentava.

Imagens da bandeira do Brasil

2. Armas Nacionais

As armas nacionais (ou brasão de armas do Brasil) foram instituídas no mesmo dia que a bandeira nacional, 19 de novembro de 1889. O brasão aparece na Faixa Presidencial. O presidente utiliza a faixa com o brasão de armas brasileiro em sua posse e em outras ocasiões, como viagens internacionais. Também é utilizado em outros locais, como no Palácio do Planalto e nas prefeituras e câmaras municipais.

Brasao de armas do brasil

3. Hino Nacional

O Hino Nacional é bastante importante para o Brasil. A música foi feita por Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865) e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927). Ele é tocado em diversas ocasiões, como em eventos oficiais do governo, por exemplo. Também é cantado por alunos do ensino fundamental.

Hino do Brasil

4.  Selo Nacional

O selo nacional é bastante parecido com a bandeira do Brasil. Em seu centro há um círculo com estrelas e uma faixa escrito “Ordem e Progresso”. Em sua volta está escrito “República Federativa do Brasil”. Ele é utilizado na autenticação de atos do governo, documentos oficiais, certificados e diplomas emitidos por instituições de ensino oficiais ou reconhecidas.

selo nacional brasileiro

 

Veja também:

Símbolos Nacionais
4.7 (93.33%) 6 votes
Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário