Fusos horários do Brasil

Quais são os fusos horários do Brasil?

Os fusos horarios do Brasil

Os locais no mundo possuem diferentes fusos horários, sendo que há países extensos que têm vários. Atualmente o Brasil possui quatro fusos horários, porém já foi diferente. Conhecê-los é muito importante para não errar a hora certa. Antes de saber sobre os fusos horários do Brasil, é necessário entender o que é o Tempo Universal Coordenado.

O Tempo Universal Coordenado – Fuso horario Brasil

Os fusos horários em todo o mundo são definidos a partir do UTC (Tempo Universal Coordenado), também chamado de tempo civil. O UTC substituiu o GMT (Hora Média de Greenwich), possuindo pequenas diferenças entre os dois.

Se o fuso horário de cada local fosse seguido de maneira correta, haveriam muitos estados com mais de um, o que atrapalharia bastante os moradores. Por este motivo, cada local, apesar de se basear no UTC, acaba determinando cada fuso horário da maneira que acha melhor para que não haja confusões.

O horário de Brasília

O horário de Brasília é UTC -3, ou seja, três horas a menos que o Tempo Universal Coordenado. Vários locais do Brasil utilizam o horário oficial de Brasília.

Ao ir para Brasília ou para algum outro local brasileiro que utilize o horário de Brasília, a pessoa que não mora em nenhum desses locais deve saber que há diferença para que use a hora certa.

O horário de Brasília (UTC -3) é utilizado no Distrito Federal e também nos seguintes estados: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O UTC -3 também é adotado pelos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul durante o horário de verão.

Outros fusos horários do Brasil

Além da hora de Brasília, há mais três fusos horários no Brasil. São eles: UTC -2, UTC -4 e UTC -5. Conhecer o fuso horário dos diversos locais brasileiros é importante para se comunicar com pessoas que moram em lugares em que ele é diferente e também para quem for viajar.

Já houve várias propostas de mudança de horário em certos locais brasileiros ao longo dos anos, inclusive já aconteceram mudanças. Toda mudança deve ser bem pensada, pois acaba afetando a vida dos moradores da região.

Confira os outros fusos horários brasileiros:

UTC -2

No Brasil, o UTC -2 é utilizado nos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, de Fernando de Noronha, de Trindade e Martim Vaz e em Atol das Rocas.

Também é utilizado no horário de verão nos seguintes locais: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

UTC -4

O UTC -4, além de ser adotado por diversos países, também é utilizado nos seguintes locais brasileiros: boa parte do Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

UTC -5

O UTC -5 é utilizado pelo Acre e por treze municípios do estado do Amazonas, sendo eles: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Como funciona o horário de verão

Conhecer o horário de verão também é muito importante para saber a hora certa. Ele consiste em adiantar o relógio em uma hora em determinada época do ano. É utilizado em diversos países e tem o objetivo de economizar energia, pois há maior aproveitamento da luz solar.Horario de Verão

Durante o verão, os dias ficam maiores e as noites menores em locais longe da linha do equador, sendo assim aproveitar a luz do dia ao máximo é capaz de trazer grandes economias de energia elétrica. Em locais próximos da linha do equador, a economia feita com o uso do horário de verão é pequena ou nula.

Fusos horários do Brasil
4.5 (90%) 4 votes
Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário